Antes de citar de fato, as principais áreas de atuação do Relações Públicas, é necessário frisar algumas informações importantes, RP é uma das atividades da área de conhecimento da Comunicação e se configura como uma profissão regulamentada por lei, com isso para seu exercício legal o profissional deve ter formação superior em Relações Públicas e o registro efetivo no Conselho de sua região. Ou seja, só se pode utilizar a nomenclatura profissional, se for registrado na Conferp/Conrerp.
Com funções administrativas, estratégicas, mediadoras e políticas (Kunsch, 2003) o profissional é responsável por planejar, implantar e gerenciar a gestão da comunicação institucional nas organizações, os relacionamentos estratégicos com os diversos públicos por meio de canais de comunicação, incluindo mídias sociais e eventos, desenvolver pesquisas e auditorias de opinião, além de relações governamentais, visando a manutenção de uma imagem positiva e garantindo a boa vontade dos públicos com relação aos seus negócios, sejam elas atividades, produtos ou serviços.
A atuação profissional concentra-se na identidade da organização e sua filosofia, tendo como foco a imagem projetada à opinião pública, participando inclusive das tomadas de decisões estratégicas para auxiliar na administração do comportamento das organizações.
As Relações Públicas criam valor para as organizações e para a sociedade, por meio de uma comunicação simétrica, garantindo voz aos públicos no processo decisório, gerando ativos intangíveis para acionistas, stakeholders e sociedade, reduzindo custos, minimizando riscos e crises, aumentando a rentabilidade e o reconhecimento.
Segundo a Resolução Normativa 43, de 24 de agosto de 2002, algumas atividades privativas às Relações Públicas são:
Planejar, implantar e gerenciar as comunicações institucional, corporativa, empresarial, organizacional, estratégica, dirigida e integrada nas organizações, programas de interesse comunitário e fomento à informação para a opinião pública.
Lecionar as disciplinas de teoria e técnicas de Relações Públicas.
Esclarecer aos grupos de autoridades e opinião pública os interesses da organização.
Mediar os relacionamentos estratégicos com os diversos públicos por meios de canais de comunicação.
Desenvolver e diagnosticar pesquisas e auditorias de opinião e de imagem.
Intermediar as relações governamentais, visando a manutenção de uma imagem positiva. Enfatizar o reconhecimento dos negócios da organização, sejam eles atividades, produtos ou serviços, junto aos públicos de interesse.
Para simplificar o entendimento, abaixo uma lista das principais atividades profissionais do RP, de acordo com a Resolução do Conferp:
Planejamento Estratégico de Comunicação on e off-line – Art. 3º, Inciso I, itens 1 a 4
Comunicação Corporativa / Institucional – Art. 3º, Inciso I, itens 1 a 4
Auditoria e Pesquisa de opinião pública / imagem / clima organizacional e para fins institucionais – Art. 3º, Inciso II, itens 1 e 2
Gestão de Relacionamento com os públicos da organização (stakeholders) – Art. 3º, Inciso IV, itens 1, 5 e 6
Gerenciamento de crises na comunicação – Art. 3º, Inciso IV, item 4
Comunicação Interna – Art. 3º, Inciso IV, item 5
Eventos Corporativos / Institucionais para fins de construção e reputação de imagem corporativa – Art. 3º, Inciso IV, item 8
Comunicação Pública e Cívica – Art. 3º, Inciso IV, item 2
Relações Governamentais e lobby – Art. 3º, Inciso IV, item 9
Media Training – – Art. 3º, Inciso I, item 3
Cerimonial e Protocolo – Art. 3º, Inciso IV, item 9
Professor de disciplinas específicas RP e supervisão de estágios curriculares – Art. 3º, Inciso III, itens 1 e 2
Referência:
Comments