Conheça a Associação Brasileira de Relações Públicas
A década de 50 foi marcada por grandes acontecimentos na área de relações públicas. “Em 1951, a Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, RJ, constitui o primeiro Departamento de Relações Públicas autenticamente nacional.” (KUNSCH, 1997:20). Nesse momento fica evidente que as empresas brasileiras começam a perceber a importância das relações públicas.
Já em 1952, “a pioneira na prestação de serviços de comunicação social no Brasil foi a Companhia Nacional de Relações Públicas e Propaganda. Fundada em 10 de outubro de 1952, em São Paulo (...)." (KUNSCH, 1997:20)
No ano seguinte, 1953, foi instituído “o primeiro curso de Relações Públicas. Promovido pela Escola de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro, sob o patrocínio da Organização das Nações Unidas”. (KUNSCH, 1997:20)
Com tantos acontecimentos favorecendo as atividades da profissão nos início da década de 50, a necessidade de uma associação que zelasse pelos objetivos da categoria era fundamental para organizar a classe e manter a valorização profissional. Eis que “na cidade de São Paulo, no dia 4 de março de 1954, reuniu-se pela primeira vez, o chamado Grupo de Relações Públicas, integrado por profissionais paulistas, com a finalidade de se discutir a criação de uma associação de Relações Públicas”. (ANDRADE, 2001:73)