Justina Franchi Gallina
Media training é o nome utilizado para designar a atividade de capacitação de porta-vozes e fontes sobre como agir e se portar durante entrevistas, qualificando tanto quem fornecerá informações quanto a qualidade das mensagens compartilhadas. Por meio desse instrumento de comunicação, os colaboradores passam a compreender como funciona a imprensa, suas necessidades de informação, a forma mais adequada para comunicar mensagens de maneira eficiente e ainda como aproveitar as oportunidades de interação para fortalecer a cultura do diálogo, expor ideias e transmitir mensagens chaves. As organizações têm investido em media training para qualificar as mensagens compartilhadas, informar os públicos de interesse com segurança e precisão, reduzir riscos de distorções e, com isso, obter mais visibilidade.
O representante da organização que entende o que é uma boa pauta, o que faz uma pauta virar notícia, como tratar representantes da imprensa, o que enfatizar durante uma entrevista, os cuidados com a imagem e com a voz, etc., tende a evitar “armadilhas” durante as entrevistas e sabe melhor aproveitar as oportunidades. Quanto maior o número de fontes e porta-vozes capacitados em uma organização, maiores as chances de êxito em distintas situações com a imprensa, pois pode haver necessidade de entrevista tanto com um dirigente, quanto com um especialista em determinado tema. A capacitação pode ser implantada em diferentes formatos e com número variável de participantes, e geralmente contempla ensinamentos sobre o conteúdo da fala (clareza, segurança e precisão da mensagem), a didática da fala (postura, vestuário, capacidade de improviso, etc.) e a simulação de entrevistas para distintos meios de comunicação. Por meio do media training, os colaboradores compreendem o trabalho da assessoria de comunicação e seu papel estratégico na implantação das estratégias institucionais, podendo colaborar de forma mais efetiva tanto na proposição de pautas, como nas situações em que forem convidados a participar como fonte ou porta-vozes da instituição.
Referência:
SCHEID, Daiane; MACHADO, Jones; PÉRSIGO, Patrícia Milano. Estratos de Verbetes: Dicionário de Comunicação Organizacional. n.1. ed. Santa Maria: Facos-UFSM, 2018. 158 p. v. 1. ISBN 978-85-8384-072-5. Disponível em:https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/frederico-westphalen/relacoes-publicas/grupos/grupo-de-pesquisa-em-estrategias-midiaticas-organizacionais/dicionario-estrato-versao-online/
Comments