top of page

Vocabulário RP: os jargões mais utilizados

Atualizado: 15 de ago. de 2022



  • Brainstorming

Em tradução literal: tempestade cerebral ou tempestade de ideias. É uma técnica muito utilizada em reuniões e dinâmicas de grupo, estimulando a criatividade e possíveis ações para determinado objetivo. O tema é colocado e o grupo conversa descontraidamente, contando experiências e falando o que vier à mente sobre o assunto em questão, para então buscar ações e soluções melhores, mais criativas e de diferentes pontos de vista, expandindo as oportunidades de como colocá-lo em prática.


  • Briefing

Em tradução literal: instruções. É uma coleta de dados detalhados, relatório sobre uma organização, um trabalho, uma ideia/proposta, uma pessoa ou um documento. Esse conjunto de informações e instruções prepara o profissional e o auxilia durante o processo de elaboração e prática da ação em si. Em comunicação temos reuniões de briefing com o cliente e/ou a equipe para executar um job ou no processo de imersão do cliente novo, um briefing em documento para detalhar o processo de determinada ferramenta, o briefing de um porta-voz ou jornalista para conhecê-lo e se preparar para uma ação que o envolve etc.


  • Clipping

Processo de seleção e reunião de matérias divulgadas na imprensa, seja sites, jornais, revistas, televisão, rádio etc. Utilizado pela equipe de assessoria de imprensa para captar os veículos nos quais a organização foi citada e seu impacto positivo, neutro ou negativo perante a imprensa e sociedade, de origem de uma ação da agência, ou acompanhada pela mesma, ou vinda diretamente da imprensa, sem consultas. Assim, o clipping é como um termômetro para aferir a imagem da organização e serve também como uma ferramenta para pensar nas próximas estratégias. Muitas vezes é a própria empresa que faz ou a assessoria de imprensa, mas também existem empresas especializadas neste tipo de serviço.


  • Case

Em tradução literal: caso. É uma situação particular ou exemplo de algo. Em comunicação, um case é uma estratégia, ação ou plano comunicacional de destaque positivo na condução de determinada questão de uma determinada empresa, agência ou personalidade, com características particulares e desafios em sua execução, que serve como exemplo e inspiração aos demais.


  • Diagnóstico

Na Comunicação, é a etapa antes do plano de comunicação e após a coleta de dados e análise inicial. Assim como um diagnóstico médico, o diagnóstico organizacional é uma técnica que vai apontar, de acordo com os dados e análise obtidas e os objetivos e metas a serem alcançados, as mudanças que precisam ser realizadas e por que, onde há falhas e acertos, quais são os destaques etc. Ele aponta tanto questões positivas quanto negativas, com foco em soluções comunicacionais, mas sem ainda fazer qualquer sugestão. Resumindo, ele dará o panorama geral do cenário da organização.


  • Deadline

O termo, que vem do inglês e ganhou força em agências de comunicação, tem um significado simples e que atinge a todo e qualquer trabalhador. O deadline nada mais é do que o famoso prazo. É importante para alinhar a necessidade de entrega de uma demanda específica.


  • Feedback

Simplesmente é o retorno, o efeito retroativo de algo, uma reação que se dá correspondendo a uma ação. Em comunicação é muito usado para dar retorno à equipe ou funcionário sobre seu desenvolvimento e explicar os resultados de uma ação, ou seja, qual foi o efeito dela.


  • Networking

União das palavras 'net' (rede, em inglês) e 'working' (trabalhando, em inglês). Nada mais é do que a rede de contatos de uma pessoa, a busca e manutenção dela. O intuito do networking é sempre acadêmico ou profissional, pessoas com quem se possa trocar "figurinhas" sobre os estudos e a área de atuação, ajudar com indicações para oportunidades de trabalho etc.


  • Press-release/Release

Normalmente feito pela agência que presta o serviço de assessoria de imprensa, é um comunicado de uma organização ou pessoa pública sobre um acontecimento ou notícia relevante para a mídia, população e afins. Em alguns casos, como em crises, por exemplo, pode servir como ferramenta de resposta às questões já de conhecimento público. Visa auxiliar o trabalho do jornalista de maneira estratégica para uma organização ou pessoa pública por meio de seu posicionamento, participações, produtos, serviços e outras atividades.


  • Stakeholders

Os stakeholders caracterizam um olhar mais abrangente para “grupos ou indivíduos que afetam ou são significativamente afetados pelas atividades da organização” (ROCHA; GOLDSCHMIDT, 2012, p. 6) .Todos os públicos que são afetados por uma empresa, não sendo apenas o público-alvo da mesma, mas indo além, sendo um público estratégico geralmente formados por pessoas mais ativas na sociedade, possuem valores e condutas que procuram identificar na organização, como as questões éticas e de sustentabilidade.




Referência:


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page