top of page
Foto do escritorabrpnacional

RP e design gráfico: Uma colaboração de sucesso.

Atualizado: 10 de ago. de 2022



Reconhecimento é a principal ferramenta trabalhada na identidade corporativa, a qual engloba a identidade visual que sem dúvidas, é a principal lembrança que o público têm das marcas. Afinal, quando te falam sobre o McDonald´s, você certamente costuma se lembrar da cor e da logo, antes mesmo de se lembrar dos produtos, não é mesmo?


É uma missão árdua trabalhar em RP sem ter pelo menos uma noção sobre design, profissionais multidisciplinares se destacam e otimizam o seu tempo e assertividade em seus projetos. Por isso, os RPs, especificamente, saem ganhando ao saberem algo sobre criação e processos criativos, que, na maioria dos casos, é trabalho dos designers.


Quando um local ou empresa não possui os seus padrões visuais bem definidos ou que a sua comunicação interna não segue um critério, a impressão que se passa é de confusão. E não é isso que queremos alcançar. O relações-públicas quer que o público tenha a melhor imagem possível da empresa, pois ter a identidade visual bem definida é crucial para o sucesso do nosso trabalho.


Indicação de programas para designer gráfico:


1. Canva


Abrindo a lista um programa gratuito. O Canva é de fácil uso e pode ser operado inteiramente na internet, ou seja, não é preciso fazer nenhum tipo de instalação no seu computador. Excelente alternativa para aqueles que não possuem muita intimidade com outros softwares de design gráfico.


Com 5 anos de operação, o Canva já alcançou a marca de 10 milhões de usuários em 197 países (incluindo o Brasil). Os usuários têm acesso a diversos layouts gratuitos que podem ser usados para alavancar uma estratégia de Marketing Digital.


2. Adobe Photoshop


Provavelmente, o Photoshop é o programa de edição de imagem mais utilizado no mundo. Você pode até não saber como operá-lo, mas já ouviu falar sobre esse software.


Entre os seus recursos estão edição e tratamento de fotos e de imagens editoriais, além de algumas funções de programas vetoriais. Assim, é possível criar layouts, animações, montagens de fotos, correção de cores e brilhos nas imagens, dentre outras opções que o tornam extremamente importante para as demandas de design.


3. CorelDraw


Basicamente, é um software que tem como objetivo principal criar imagens vetoriais. É uma alternativa para o Adobe Illustrator (o próximo item desta lista), principalmente para designers iniciantes, que encontram um programa de fácil utilização e com um custo relativamente baixo.


Entre as criações de produtor com este software estão: banners; cartões; folhetos; ilustrações; layouts e outras possibilidades.


4. Adobe Illustrator


Atualmente, o Adobe Illustrator é considerado o programa de vetores com maior aplicação no mundo. O que o torna como o aplicativo mais eficiente em seu campo de trabalho. Além disso, é integrado com os demais softwares da família Adobe, como o Photoshop.


De uma maneira geral, o Adobe Illustrator permite a criação e formatação de: banners;cartões;folhetos;ilustrações;informativos;jornais;layouts;posts para mídias sociais; revistas; entre outras possibilidades de produtos gráficos.


5. Grunt


Esse programa é um executor de tarefas e é bastante eficiente para o web designer, pois auxilia nas etapas de construção de um site. Assim, gera facilidades em um processo muitas vezes repetitivos e que consome bastante tempo na rotina de um profissional de programação.


Como o web designer costuma lidar com processos semelhantes durante a construção de um site ou de um blog, o Grunt permite automatizar uma série de etapas durante o trabalho, o que torna a produção mais rápida e eficiente.





Referência:

CONHEÇA os 5 melhores programas de design gráfico para iniciantes. [S. l.]: Redator Rock Content, 2 fev. 2019. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/programas-de-design-grafico/. Acesso em: 26 maio 2022.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Σχόλια


bottom of page