top of page

Pesquisa em RP

Atualizado: 15 de ago. de 2022



Daiane Scheid


A pesquisa em Relações Públicas consiste num processo interativo por meio do qual são coletados dados e informações de interesse das organizações (CONFERP, 2002). Constitui uma das funções do profissional e está presente em diversas etapas do processo de Relações Públicas. Dessa forma, pode auxiliar tanto na elaboração do diagnóstico, que vai sustentar o planejamento, como no acompanhamento das ações e também na sua avaliação.

A pesquisa precisa ser desenvolvida com atenção aos procedimentos científicos e à correta aplicação dos instrumentos de coleta de dados, de acordo com o tipo de pesquisa e seu objetivo. Só assim pode gerar dados confiáveis e possibilitar ao profissional transformar as informações encontradas em conhecimentos aplicáveis na melhoria da comunicação organizacional. Ela pode ser qualitativa e ou quantitativa e é possível reconhecer o que Kunsch (2003) denomina tipologia essencial – ou seja, as pesquisas imprescindíveis para a área.

Nesse sentido, com base na bibliografia e legislação da área, destacamos como pesquisas fundamentais em Relações Públicas: Pesquisa de Opinião Pública, Pesquisa Institucional, Auditoria da Comunicação Organizacional, Auditoria de Opinião, Auditoria de Imagem, Auditoria de Mídia, Auditoria Social, Pesquisa de Clima Organizacional.


Referência:


SCHEID, Daiane; MACHADO, Jones; PÉRSIGO, Patrícia Milano. Estratos de Verbetes: Dicionário de Comunicação Organizacional. n.1. ed. Santa Maria: Facos-UFSM, 2018. 158 p. v. 1. ISBN 978-85-8384-072-5. Disponível em:https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/frederico-westphalen/relacoes-publicas/grupos/grupo-de-pesquisa-em-estrategias-midiaticas-organizacionais/dicionario-estrato-versao-online/ .

30 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page